O Projeto Pacto LGBTI+ tem como propósito promover a cidadania da população LGBTI+, através do debate sobre políticas públicas necessárias e as já existentes, da conscientização e sensibilização de servidores públicos e sociedade civil para o respeito à diversidade.

Ao longo dos dias 10, 11 e 12 de julho, aconteceram três Webinários de comunicação para o Projeto Pacto LGBTI+, visando o enfrentamento de Fake News e discursos de ódio, e preparando a Equipe da Aliança Nacional LGBTI+ e o Grupo Dignidade para alternativas de respostas a esses tipos de ataques a comunidade.

No dia 10 de julho, ocorreram as duas primeiras mesas do evento, contando com os assuntos “Plano Estratégico de Comunicação Digital”, em que foi explicado a reversão de comunicação sofrida durante a Pandemia do Covid-19. As pessoas, por terem de se isolar, começaram a dominar os meios sociais de uma maneira construtiva, mas também destrutiva. A segunda mesa, “Liberdade de Expressão e Dignidade Humana da Comunidade LGBTI+” visou diferenciar e esclarecer perante a lei a diferença entre Liberdade de Expressão e Discurso de ódio.

O segundo dia (11/07) contou com as mesas “Neofacismo, fake news e discurso de ódio: entender para enfrentar” e “A comunicação como forma de defender o Estado de Direito e enfrentar o discurso de ódio e a Fake News”, ambos com o objetivo de enfrentamento inteligente como forma de combate a esses discursos, não utilizando o ódio e nem combatendo de forma individual esses tipos de ataques.

No último dia (12/07), a mesa “Ações de enfrentamento ao discurso de ódio e à fake news direcionadas à comunidade LGBTI+”, apresentada pelo Sleeping Giants, tratou sobre o combate a fake news e discursos de ódio através do alerta às empresas que patrocinam a figura pública responsável pelo compartilhamento de tais notícias, e propor que se desvinculem destes discurso. Já a última mesa “Facebook e Instagram no enfrentamento à desinformação e ao discurso de ódio”, explicou quais são os caminhos utilizados pelas redes sociais para evitar a disseminação desses discursos e o seu combate.