O Centro de Documentação LGBTI+ do Grupo Dignidade (Cedoc LGBTI+) recebeu no dia 22 de maio o reconhecimento do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) como “Ponto de Memória”. A certificação “comprova que a entidade cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.”

O IBRAM, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, instituiu Programa Pontos de Memória por meio da Portaria IBRAM Nº 579, de 29 de julho de 2021 que “tem como objetivo promover ações de reconhecimento e valorização da memória social, de modo que os processos museais protagonizados e desenvolvidos por coletivos culturais e entidades culturais, em seus diversos formatos e tipologias, sejam reconhecidos e valorizados como parte integrante e indispensável da memória social brasileira.”

Sobre o Cedoc LGBTI+

Inaugurado pelo Grupo Dignidade no dia 14 de dezembro de 2007, o Centro de Documentação Profº Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+) guarda um dos maiores e mais relevantes acervos brasileiros sobre a temática LGBTI+ nos mais variados suportes: livros, jornais, revistas, produções acadêmicas (artigos, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações), CD’s, DVD’s, fotografias, folhetos, cartazes e grande quantidade de documentos dos grupos, dos projetos e do movimento LGBTI+. Além da temática LGBTI+, com materiais nacionais e internacionais, o acervo também abrange temas correlatos como educação, direitos humanos, saúde, prevenção às IST’s/ Hiv/ Aids, etc.

Entre os diversos projeto, programas e ações desenvolvidas pelo Cedoc LGBTI+ destaca-se o projeto “Lampião da Esquina” (2010) que restaurou, digitalizou e disponibilizou online todas as edições do primeiro jornal feito por e para LGBTI+ a circular em todo território brasileiro, o projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” que desde 2021 está tratando o acervo doado pelo GGB ao Cedoc LGBTI+, a exposição “História de Dignidade e Orgulho” realizada no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba entre junho e agosto de 2022 e a exposição “Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná” que fica em cartaz até o dia 17 de setembro de 2023 no Museu da Imagem e do Som (MIS/ PR).

Av. Mal. Floriano Peixoto, 366, cj. 43 – Centro – Curitiba – PR | Atendimento de segunda a sexta, das 13 às 18 horas. | Agendamento: dignidade@grupodignidade.org.br ou pelo WhatsApp (41) 32223999 | www.cedoc.grupodignidade.org.br

#CedocLGBTI #Cedoc15anos #GrupoDignidade #IBDSEX #CedocGrupoDignidade#CedocIBDSEX #HistoriaeMemoriaLGBTI+ #LGBTI+ #Diversidade