Croquis do estilista Di Paula fazem parte do acervo CEDOC LGBTI+ - Grupo Dignidade
Croquis do estilista Di Paula fazem parte do acervo CEDOC LGBTI+
21 de junho de 2021
Por Alberto Schmitz
Dois croquis do reconhecido estilista baiano Di Paula foram localizados no acervo doado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) ao Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – Cedoc LGBTI+. Di Paula, que faleceu em 2014, teve destacada atuação na moda baiana nos anos 1970 e 1980:
“Di Paula marcou época na moda e na cultura baiana onde teve destacada atuação no final da década de 70 e nos anos 80. O estilista já elaborou figurinos de concursos de miss e fantasias de luxo para os bailes carnavalescos.
Durante muitos anos, assinou coluna em jornal impresso e comandou programa de televisão. Di Paula deixou de fazer desfiles e de criar coleções, mas ainda desenha roupas para blocos de carnaval, como as ‘As Muquiranas’, por exemplo.” (fonte: G1)
Sobre o CEDOC LGBTI+
Inaugurado pela organização não governamental Grupo Dignidade em 14 de dezembro de 2007, o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – Cedoc LGBTI+ é um importante acervo sobre a temática LGBTI+: livros, revistas, jornais, cartazes, produções acadêmicas, CD’s, DVD’s, fotos e documentos históricos do movimento LGBTI+.
Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo Cedoc LGBTI+ destacou-se o projeto que restaurou, digitalizou e disponibilizou online todas as edições do jornal Lampião da Esquina no ano de 2010. Em janeiro de 2021 a equipe do Cedoc LGBTI+ em parceria com o Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX) iniciou o projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” com a gestão (separação, organização, higienização, acondicionamento e digitalização) do acervo doado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), organização LGBTI+ mais antiga (fundado em 1980) em funcionamento ininterrupto da América Latina.
Se você tem materiais sobre a temática LGBTI+ (livros, jornais, revistas, CDs, DVDs, fotos, folders, cartazes, produção acadêmica etc.) doe ao Cedoc LGBTI+: