O Grupo de Encontro Terapêutico é oferecido pelo CEPAC e pelo Grupo Dignidade, através do projeto Pacto Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania da População LGBTI+: Experiências em Meio à Pandemia de COVID-19, com a proposta de oferecer apoio psicológico gratuito para pessoas LGBTI+. A finalidade do grupo é promover o empoderamento para o enfrentamento da violência LGBTIfóbica em diferentes âmbitos e esferas sociais e psicológicas, a partir de trocas de experiências e vivências dentro de um grupo de encontro de acolhimento e formação de vínculos.

A importância do atendimento psicológico para pessoas LGBTI+ é enorme, devido as várias violações de direitos e violências sofridas no decorrer da vida, além da própria homofobia interiorizada, que precisa ser trabalhada num espaço de muita reflexão, auto aceitação, auto empatia, respeito e outras qualidades que precisam existir em si para ter forças para enfrentar uma sociedade que ainda está permeada de muito preconceito. Nesse processo a pessoa que passa por um processo terapêutico, reestrutura-se cognitiva, comportamental e emocionalmente, podendo assim ressignificar e estabelecer outras visões de si, do outro, do mundo e do futuro, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias assertivas de enfrentamento às adversidades.

O trabalho grupal funciona como o processo psicológico individual, a diferença que este acontece em grupo e as reflexões propostas podem ser acolhidas pelo grupo, dialogadas e construídas através do encontro de pessoas que compartilham de suas experiências e estas podem ser ouvidas, respeitadas e expostas diante das outras pessoas em segurança. Nesse tipo de processo, é comum utilizar da própria vivência como referência para construção de novas possibilidades para o grupo.

A terapia grupal possui muitos benefícios, apesar de ser muito desafiadora para muitas pessoas por se tratar justamente de se expor para um grupo, e dentre os benefícios podemos citar o favorecimento da socialização, acolhimento e pertencimento, a exposição com segurança, o trabalho da timidez e das dificuldades de relacionamento e desenvolvimento de habilidades sociais como a empatia, a escuta e aceitação, comunicação com eficiência, formação de vínculos, entre outros.

Os encontros acontecem de maneira presencial na sede do Grupo Dignidade todas as quartas-feiras até dia 24 de novembro de 2021, com início às 18:30 horas, na sala Marielle e Mônica, no endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 366 – Centro, Curitiba – PR, 80010-130, quarto andar.

Para participar do Grupo de Encontro Terapêutico, clique aqui e se inscreva.