Publicado em 21/06/2010

Paris, 8 de junho de 2010

Sr. Presidente

É um dia histórico. O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia – IDAHO), foi reconhecido oficialmente no Brasil. O Decreto foi publicado em 7 de junho, e a decisão foi tomada por Vossa Excelência.

Como presidente do IDAHO Committee, a NGO que coordena mundialmente as atividades do Dia Internacional, tenho a satisfação e a honra de agradecer a Vossa Excelência. É um passo adiante não somente para gays e lésbicos no Brasil, como também para os direitos humanos de modo geral no mundo inteiro.

O Dia é reconhecido oficialmente pela União Europeia, pela França, pelo Reino Unido, pelos Países Baixos, pela Bélgica, pelo Luxemburgo, pelo México, pela Costa Rica, e por muitas províncias, estados, regiões e cidades em todo o mundo. E o Dia é celebrado de fato em mais de 60 países do mundo inteiro. Assim, o Brasil não é o primeiro país a reconhecer o Dia Internacional Contra a Homofobia, mas é o maior. E dada a influência internacional e crescente de vosso país no mundo, tem um valor simbólico muito grande, servindo de exemplo a ser seguido por outros presidentes ou outros governos.

Quando lancei o Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against
Homophobia – IDAHO) em 2004, posso dizer que para muitas pessoas não passava de um sonho, mas agora, o sonho se tornou realidade, e isto ocorreu graças a líderes políticos como Vossa Excelência. Mas também ocorreu graças aos esforços e à energia de ativistas como Toni Reis, presidente da AGBLT, e todos seus colegas. Quero elogiar sua atuação maravilhosa, não apenas no Brasil. Posso afirmar, Sr. Presidente, que Toni Reis é com certeza um grande embaixador dos direitos LGBT e também do Brasil !

Os governos que reconhecem oficialmente o Dia Internacional Contra a Homofobia não somente transmitem um sinal positivo aos seus cidadãos, como também assumem um compromisso: o compromisso de garantir a liberdade, o compromisso de garantir a segurança, o compromisso de garantir a igualdade de direitos para todos, independente da orientação sexual ou identidade de gênero.

Eu sei que vosso governo já iniciou um grande programa chamado “Brasil Sem Homofobia”. Nas minhas falas onde quer que eu esteja, faço menção com frequência desta iniciativa extraordinária como um exemplo do que outros países deveriam fazer. Sr. Presidente, espero que Vossa Excelência possa nos ajudar a divulgar tais programas para além do Brasil, e espero que Vossa Excelência também possa nos ajudar com a nossa campanha pela retirada do “transexualismo” da lista de distúrbios mentais da Organização Mundial da Saúde.

Por tudo o que Vossa Excelência tem feito, e por tudo o que com certeza ainda fará, Sr. Presidente, tenho apenas uma palavra a lhe proferir: congratulações!

Louis-Georges Tin
Presidente do IDAHO Committee
Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia

www.idahomophobia.org
lgtin@idahomophobia.org