5 filmes totalmente “Bi Culture” para assistir no Dia da Visibilidade Bissexual - Grupo Dignidade
5 filmes totalmente “Bi Culture” para assistir no Dia da Visibilidade Bissexual
23 de setembro de 2019
Por Will C.
23 de setembro: Dia da Visibilidade Bissexual. Um dia extremamente necessário para as pessoas que se identificam com o termo, já que as mesmas, além de sofrerem uma invisibilidade maior da mídia, também sofrem de silenciamento dentro e fora da comunidade LGBTI+.
Vale ressaltar que apesar do termo bissexual ter uma conotação binária, a definição segundo o The Bisexual Resource Center, e muitos outros líderes da comunidade bi + usam “bi” “bissexual” e “bi +” para significar qualquer pessoa que seja atraída romanticamente e / ou sexualmente por mais de um gênero (além do espectro homem/mulher), também chamada de identidades “não monossexuais” ou “médias”. Isso inclui rótulos como pansexual, gay, omnissexual, sexualmente fluido e muito mais, e até pessoas que decidem não usar um rótulo. Saiba mais sobre essas e outras terminologias aqui.
Para comemorar e exaltar a representatividade e vozes dessas pessoas tão especiais para nossa comunidade, preparamos uma lista com 5 filmes que são totalmente “Bi Culture”. Confira abaixo:
1. E Sua Mãe Também (México, 2001)
Road Movie Mexicano de 2001, traz os renomados atores Gabriel García Bernal e Diego Luna, na pele dos jovens Julio e Tenoch, que acompanhados de Luisa (Maribel Verdú), uma mulher adulta, atravessam o México de carro com destino a uma praia paradisíaca, mas no caminho acabam descobrindo mais sobre sobre si mesmos e suas respectivas sexualidades. Um clássico do cinema queer latino-americano!
2. The Rocky Horror Picture Show (EUA, 1975)
Talvez o mais renomado da lista, Rocky Horror (para os íntimos), é um musical cult, símbolo da contracultura norte-americana dos anos 1970.
Tem como protagonista Frank-N-Furter, cientista alienígena que pretende criar o “homem perfeito”, mas seu plano não é totalmente bem-sucedido. O filme conta com grandes performances, coreografias icônicas e muita fluidez de gênero e sexual. Imperdível para os amantes de musicais!
3. Paraísos Artificiais (Brasil, 2012)
Representando o cinema nacional na nossa lista, esse filme estrelado por Nathalia Dill, como a DJ bissexual Érica, se passa em um festival de música situado em uma ilha paradisíaca no litoral nordestino, trazendo experiências sensoriais intensas de jovens que se encontram acidentalmente e tem suas vidas mudadas para sempre. Ótima dica para valorizar as produções brasileiras!
4. Minhas Mães e Meu Pai (EUA, 2010)
Essa produção intimista e tocante mostra a relação de um casal vivido pelas incríveis atrizes Julianne Moore e Annette Bening, quando seus filhos decidem entrar em contato com o pai biológico (Mark Ruffalo), causando grande reviravolta entre todos os envolvidos. O filme traz a tona o conflito de pessoas bissexuais e seus rótulos em uma relação monogâmica.
5. Canções de Amor (França, 2007)
Filme lindo e tocante, traz o jornalista Ismael (vivido pelo charmoso Louis Garrel), tendo que lidar com a morte da companheira de longa data e descobrindo novas formas de amar. Tudo isso com uma trilha sonora encantadora, tendo a bela Paris como plano de fundo. Perfeição!
E você, qual filme ou personagens bi mais te marcaram?
###
Veja mais….
Aproveite essas dicas para conhecer mais essa letra do nossa comunidade e quem sabe convidar alguém especial para curtir o filme juntes!
Celebre o Dia da Visibilidade Bissexual com a nossa campanha Liberdade de ser… Liberdade de amar – #NãoEsqueçaDoB
Hoje é Dia da Visibilidade Bissexual e de dizer que gostar de pessoas dos dois gêneros não é estar em cima do muro. Apoie o amor entre duas pessoas, sejam elas quem forem. #NãoEsqueçaDoB