Desde 2004, o Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado no dia 29 de janeiro no Brasil, como resultado da campanha “Travesti é Respeito”, realizada por travestis e transsexuais para reinvindicar direitos e justiça. Hoje, no entanto, ainda há muita dificuldade na inserção das pessoas transsexuais em diversos setores da sociedade, incluindo o mercado de trabalho.

No entanto, algumas empresas já estão colaborando com essa causa, e outras podem seguir estes exemplos. Separamos aqui algumas das principais formas como as empresas podem ajudar a causa na prática.

Mas antes: O que é visibilidade trans?

Para entender o que é visibilidade trans, precisamos entender antes o contexto do nosso país e da nossa sociedade, para entender por que esse termo existe e por que ele é importante.

As violências de todos os tipos

De acordo com dados divulgados pela ONG Transgender Europe (TGEu), o Brasil é o país com mais registros de homicídios de transsexuais do mundo todo.

Mas, para além de uma morte violenta, muitas das pessoas trans brasileiras têm também uma vida repleta das violências do dia a dia.

Uma dessas violências é no mercado de trabalho, em que dificilmente as pessoas trans são aceitas.

Além disso, há as discriminações de outros tipos, como abusos psicológicos e físicos. Sem contar, ainda, a pouca ou má (distorcida ou esteriotipada) representatividade midiática.

Assim, a visibilidade trans ocorre quando as pessoas trans ganham voz nos mais diversos espaços da sociedade: no convivívio social, na mídia, no trabalho, e etc.

Então, como as empresas podem ajudar?

As empresas podem colaborar de diversas formas para diminuir as violências de todos os tipos.

Vagas destinadas à pessoas trans

Uma das formas mais comuns, mais efetivas e mais fáceis de colaborar com esta causa é contratando pessoas trans. Algumas empresas, por exemplo, abrem vagas destinadas à este grupo para dar mais espaço no mercado de trabalho. O Transempregos, iniciativa de Maitê Schneider, Márcia Rocha, Laerte Coutinho e Ana Carolina Borges atua neste campo fazendo uma ponte entre as pessoas trans em busca de emprego formal e empresas.

Apoiar ou patrocinar projetos

Outra forma bacana de dar visibilidade à causa trans é por meio do apoio ou patrocínio de projetos que empoderem socialmente, financeiramente ou psicologicamente esse grupo de pessoas.

Nesse caso, é interessante optar por um projeto que faça sentido com a identidade e os valores da sua marca. Plataformas como Benfeitoria e Catarse sempre possuem projetos voltados às questões trans que você pode ajudar. Você também pode ajudar grupos de pessoas trans em coletivos ou organizações da sociedade civil.

O DigTrans é um grupo de mulheres e homens trans do Grupo Dignidade que se reúne mensalmente para discussões e ações voltadas para esta população. 

Trazer o assunto na comunicação da marca

Sua empresa também pode trazer a representação dessas pessoas trans na comunicação, fugindo de esteriótipos e colocando-as em posições de protagonismo e destaque. Nosso Manual de Comunicação LGBTI+ contém algumas informações relevantes sobre como abordar esses assuntos com respeito e empatia.

Criar projetos próprios

A criação de projetos próprios é bastante interessante, pois com eles você consegue utilizar a especialidade e a identidade da sua empresa numa causa importante.

Uma boa dica é realizar parcerias com ONGs LGBTs, especialmente Trans, em projetos próprios. Elas podem ajudar muito com o desenvolvimento e a aplicação destes projetos. Além disso, você dá mais força à sua própria marca ao associar-se à uma outra que já é reconhecida por apoiar essa causa.

Os impactos das empresas na causa trans

À curto e longo prazo, as diversas formas de apoio à causa da visibilidade trans podem trazer grandes impactos no tratamento das pessoas trans na sociedade. Que tal começar a pensar em como você e sua empresa podem ajudar?