Sobre o Grupo Dignidade - Grupo Dignidade

Sobre o Grupo Dignidade

Pela cidadania de gays, lésbicas e trans

O Grupo Dignidade é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundado em 1992 em Curitiba. É pioneiro no estado do Paraná na área da promoção da cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

 

Foi a primeira organização LGBT no Brasil a receber o título de Utilidade Pública Federal, por decreto presidencial em 05 de maio de 1997.

Áreas de atuação

As principais áreas da atuação são a defesa e a promoção dos direitos humanos dos LGBT, bem como a promoção de sua saúde, com ênfase na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

O Grupo também é atuante no cenário nacional, tendo promovido diversos encontros significativos na história do movimento LGBT e do movimento Aids. Em parceria com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), atua na promoção dos direitos humanos das mulheres lésbicas e também junto ao Congresso Nacional e o Governo Federal na articulação de legislação e políticas públicas afirmativas para a população LGBT.

Registros da nossa história

Veja quem faz parte do espaço diversidade:

Nossa missão

A missão do Grupo Dignidade é atuar na defesa e promoção da livre orientação sexual e identidade de gênero, bem como dos direitos humanos e da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Conheça os projetos

Conheça o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott - CEDOC

O Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (CEDOC) é um acervo de diversos materiais sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Também aborda as temáticas da educação sexual e da AIDS, entre outros assuntos correlatos.

O acervo do CEDOC inclui produção acadêmica (teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso e artigos) sobre as temáticas acima, além de livros, documentos, publicações periódicas, informativos, DVD e fotografias que contam parte da história do movimento LGBT no Paraná e Brasil. Também retrata manifestações culturais LGBT.

O CEDOC tem o nome “Prof. Dr. Luiz Mott” em homenagem ao fundador do Grupo Gay da Bahia (1980), incansável e persistente pioneiro na luta pelos direitos humanos de LGBT no Brasil.

Conheça o espaço

Visite o CEDOC para consulta, de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas.

Quem faz parte

As pessoas são o nosso maior patrimônio, valorizamos o ser humano acima de tudo e acreditamos que são eles quem realmente fazem a diferença nessa luta.

  • David Harrad
    David Harrad

    Diretor Presidente

  • Toni Reis
    Toni Reis

    Diretor Executivo

  • Lucas S. Dionisio
    Lucas S. Dionisio

    Diretor Administrativo

  • Rafaelly Wiest
    Rafaelly Wiest

    Diretora de Gestão da Informação

  • Ananda Puchta
    Ananda Puchta

    Coordenadora de Organismos Internacionais e Engajamento Corporativo

  • Marcel Jeronymo
    Marcel Jeronymo

    Coordenador de Atendimento Jurídico

  • Andressa Santos
    Andressa Santos

    Coordenadora de Ações Constitucionais

  • Ibson Batista
    Ibson Batista

    Coordenador de Psicologia

  • Humberto Souza
    Humberto Souza

    Coordenador de Comunicação

Parceiros de luta

Parceiros de luta

Nossa causa não seria possível sem essas parcerias de luta por um país sem LGBTfobia.