O Grupo | Grupo Dignidade

O Grupo

O Grupo Dignidade é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundado em 1992 em Curitiba. É pioneiro no estado do Paraná na área da promoção da cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

 

Foi a primeira organização LGBT no Brasil a receber o título de Utilidade Pública Federal, por decreto presidencial em 05 de maio de 1997.

Áreas de atuação

As principais áreas da atuação são a defesa e a promoção dos direitos humanos dos LGBT, bem como a promoção de sua saúde, com ênfase na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

O Grupo também é atuante no cenário nacional, tendo promovido diversos encontros significativos na história do movimento LGBT e do movimento Aids. Em parceria com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), atua na promoção dos direitos humanos das mulheres lésbicas e também junto ao Congresso Nacional e o Governo Federal na articulação de legislação e políticas públicas afirmativas para a população LGBT.

Registros da nossa história

Veja quem faz parte do espaço diversidade:

Nossa missão

A missão do Grupo Dignidade é atuar na defesa e promoção da livre orientação sexual e identidade de gênero, bem como dos direitos humanos e da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Conheça os projetos

Conheça o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott - CEDOC

O Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (CEDOC) é um acervo de diversos materiais sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Também aborda as temáticas da educação sexual e da AIDS, entre outros assuntos correlatos.

O acervo do CEDOC inclui produção acadêmica (teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso e artigos) sobre as temáticas acima, além de livros, documentos, publicações periódicas, informativos, DVD e fotografias que contam parte da história do movimento LGBT no Paraná e Brasil. Também retrata manifestações culturais LGBT.

O CEDOC tem o nome “Prof. Dr. Luiz Mott” em homenagem ao fundador do Grupo Gay da Bahia (1980), incansável e persistente pioneiro na luta pelos direitos humanos de LGBT no Brasil.

Conheça o espaço

Visite o CEDOC para consulta, de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas.

Quem faz parte

As pessoas são o nosso maior patrimônio, valorizamos o ser humano acima de tudo e acreditamos que são eles quem realmente fazem a diferença nessa luta.

  • David Harrad
    David Harrad

    Diretor Presidente

  • Toni Reis
    Toni Reis

    Diretor Executivo

  • Lucas S. Dionisio
    Lucas S. Dionisio

    Diretor Administrativo

  • Heliana H. dos Santos
    Heliana H. dos Santos

    Diretora de Gestão da Informação

Parceiros de luta

Parceiros de luta

Nossa causa não seria possível sem essas parcerias de luta por um país sem LGBTfobia.