Grupo Dignidade – História |

Grupo Dignidade – História

O Grupo Dignidade é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Foi fundado em 1992 em Curitiba, sendo pioneiro no Paraná por ser o primeiro grupo organizado no estado a atuar na área da promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+).

Em seu primeiro estatuto constava entre as finalidades “promover a organização dos grupos homossexuais do Brasil em uma Confederação”. Desde o início, foi atuante neste sentido e, junto com outros grupos da época, ficou à frente do processo de formação de entidades LGBTI+ locais e nacionais, como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) em 1995 e a rede que passaria a ser a Aliança Nacional LGBTI+ em 2009.

Foi a primeira organização LGBTI+ no Brasil a receber o título de Utilidade Pública Federal, por decreto presidencial em 05 de maio de 1997, e sua atuação sempre ocorreu tanto no nível local como no âmbito nacional.

 


Registros da nossa história

Quem faz parte

As pessoas são o nosso maior patrimônio, valorizamos o ser humano acima de tudo e acreditamos que são eles quem realmente fazem a diferença nessa luta.

  • David Harrad
    David Harrad

    Diretor Presidente

  • Toni Reis
    Toni Reis

    Diretor Executivo

  • Lucas S. Dionisio
    Lucas S. Dionisio

    Diretor Administrativo

  • Heliana H. dos Santos
    Heliana H. dos Santos

    Diretora de Gestão da Informação